"Sejam bem vindos"

"Hoje possuo sonhos que julgo dificéis de se realizarem, porém tornaram-se hoje, motivos da minha força de lutar pelas realizações e por esta que é, sempre será com certeza a minha incessante busca, a CAPACIDADE DE INOVAR "




Volte Sempre: 7

Recados Animados de Volte Sempre



















quarta-feira, 19 de agosto de 2009


COMO PERDER O EMPREGO (COM COMPETÊNCIA)
Hoje estava lendo este livro: COMO PERDER O EMPREGO (COM COMPETÊNCIA), autor: Edison Andrades, professor de Cargos e Salários no Curso de Tecnologia em Gestão de Recuros Humanos ao qual sou aluna .
Ao primeiro olhar me pareceu um titulo diria que curioso, mas quando começo a ler, me identifico com certos comentários que o autor faz, tento disfarçar, procurando "Joãos e Marias" para serem os exemplos citados , continuno a ler , agora com desconfiança e querendo disistir da leitura, porém a curiosidade é maior e então me encorajo e prossigo a leitura a esta altura não tenho como disfarçar por muito tempo e encarar a realidade, nossa eu já fiz isso! nossa e isto também! esta é a hora de levar a sério e refletir nos muitos erros que cometi em minha vida, seja profissional ou pessoal e nem almenos percebi e tantos outros cometidos propositalmente, para que problemas fossem sanados a curto prazo e muitas vezes esses problemas se tornaram ainda maiores, agindo por impulso , sendo uma pessoa imediatista e corri o risco de fracassar pelo fato de não ter percepção .
Ao terminar a leitura me senti aliviada pois compreendi que já algum tempo iniciei um processo de mudança e este livre só veio agregar conhecimentos aos parametros da nova visão que comecei a desenvolver juntamente com a flexibilidade e a Capacidade de Inovar , como o próprio autor diz em uns dos trechos de seu livro:
...é errando que se aprende..."
Que tal:" ... muitos já erraram , será que preciso errar também?"
" Se em todas as áreas de nossa vida nos enxergássemos num processo de aprendiz agem, dificilmente nos dariámos por fracassados, mas sim com a possibilidade de aprender e tentar de novo."
(Dc. Ricardo Cardoso dos Santos.)
mais um trechinho...
...O que é competência?
Numa linguagem administrativa, chamamos de competência à integração e coordenação de um conjunto de conhecimentos (Saber), habilidade (Fazer) e atitudes ( Querer) (C.H.A) que na sua manifestação produzem uma actuação diferenciada.
... A partir da concepção do aprendizado individual de PESTALOZZI (Johann Heinrich Pestalozzi 1746 - 1827 - foi um pedagogo suíço e educador pioneiro da reforma educacional), head, hand & heart, ( cabeça, mão e coração), Durand (1998) elaborou o conceito de competência, englobando conhecimentos, habilidades e atitudes.
... São as atitudes que podem levar um profissional a se erguer e obter sucesso ou a colocar tudo por água abaixo...
...Nosso livro vai tratar directamente sobre este pilar, o "A" de atitude, pois não adianta você perder seu tempo em universidades, estudando como "doido", lendo os melhores livros, se não carregar dentro de você a essência do querer fazer. Porque é isso que lhe fará crescer como pessoa e como profissional...
..."Faça o que gosta e não terá que trabalhar..." (anónimo)
...Afinal, trabalhar pode ser um grande prazer em sua vida...
Este livro faz parte do Projeto-Escola:
Jovem Profissional
Titulo Original em Português: Como perder o emprego (com competência)
Edison Andrades. - São Paulo: Giz Editorial, 2007.
Este livro é interessante e vale a pena ler, são 111 páginas e todas com figuras ilustrativas, possui uma linguagem de facil compreenção e muitas digas para errar menos e conseguir um lugar confortável na poltrona do sucesso profissional e pessoal.
Beijos da Eterna Amiga " Lia"

Um comentário:

Guto Oliveira disse...

Lia, vim agradecer a visita ao meu blog e de cara adorei suas palavras introdutórias. Inovar, adaptar-se ao novo, ao diferente, isso é o que faz a vida valer a pena. Adorei! Ah, eu também faço uma pos, meu curso é "Gestão Estratégica de Pessoas". Bjs.

http://quasepoema.zip.net